Coordenador : Rafael Ferreira da Silva
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 389360.2199.263341.22022023
Departamento/Setor: GQO
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Estudantes, professores e público familiar visitante da Casa da Descoberta. Ademais, visitantes das redes sociais da Casa da Descoberta.
Local de atuação: As atividades do projeto a serem expostas ao público visitante serão realizadas na Casa da Descoberta, espaço museal situado no segundo andar do prédio do Instituto de Física, com área de aproximadamente 250 m². Além disso, o planejamento e desenvolvimento das atividades do projeto serão executados no Laboratório de Pesquisa em Ensino de Química no Instituto de Química, campus Valonguinho.
Objetivo
Geral O projeto Reações Divertidas: curiosidades da química na Casa da Descoberta, tem como objetivo geral divulgar a Química como uma Ciência presente no cotidiano e mostrar para os visitantes como a Química influencia no desenvolvimento tecnológico e na maneira como as sociedades vivem. Além disso, o projeto pretende ampliar a criação de conteúdos voltados à divulgação científica nas redes sociais da Casa da Descoberta. Para isto, usamos uma linguagem acessível e, de maneira lúdica, realizamos diversos experimentos com os visitantes da Casa da Descoberta de maneira que estimule também o pensamento crítico e uma reflexão sobre o papel do cientista no mundo atual. Específicos •Construir e dar continuidade a experimentos com caráter interativo utilizados nas visitas públicas à Casa da Descoberta; •Desenvolver, organizar e publicar séries de conteúdos sobre diferentes temas da cultura científica para uso nas redes sociais da Casa da Descoberta. •Ampliar o universo do curso de Licenciatura Plena em Química e outros cursos de graduação, criando novos canais de desenvoltura de metodologia no Ensino de Química junto à sociedade; •Cultivar e estimular a curiosidade dos estudantes visitantes da Casa da Descoberta, bem como dos Estudantes de Química, sobre diversos objetos de estudos no mundo da Química; •Trazer aos professores de Ciências experimentos capazes de serem realizados para exemplificar a Química do cotidiano; •Estabelecer e fortalecer o intercâmbio saudável entre alunos e professores de Física e Química, já existente na Casa da Descoberta;
Resumo
O projeto Reações Divertidas, desenvolvido na Casa da Descoberta, espaço de divulgação científica da UFF, procura contribuir para que o educando compreenda a Química dentro da realidade social e econômica na qual estamos inseridos, estimulando-o a usá-la como uma ferramenta de modificação desta mesma realidade, através de uma forma agradável, lúdica e interativa. Essa ação vem sendo desenvolvida há mais de vinte anos com concessão de bolsas desde então. Para viabilizar tal projeto, são apresentadas diariamente na Casa da Descoberta experiências relacionadas à Química para o público visitante. Como os experimentos selecionados são atraentes do ponto de vista sensorial e estão relacionados a um contexto cotidiano, despertam um grande interesse nos visitantes, principalmente crianças e adolescentes, público alvo do projeto. Além disso, o projeto pretende ampliar a criação de conteúdos voltados à divulgação científica nas redes sociais da Casa da Descoberta, levando em consideração a nova realidade em que a sociedade brasileira e mundial vive. Nessa perspectiva, o projeto leva para a comunidade externa à universidade o conhecimento desenvolvido na mesma e, assim, retroalimentando o processo de formação de pessoas que estão dentro ou fora da universidade.